Eu vi gnomos ♪...

Cinquenta milhões de pessoas das mais variadas culturas em todo mundo celebram, anualmente, a história e a herança cultural de São Patrício, no dia 17 de março. Milhões de pessoas prestam tributo ao Santo Patrono da Irlanda, em uma festa com muitas cores, música tradicional irlandesa, comidas típicas, músicas e dança.

Festas internacionais e desfiles acontecem em todo o mundo nesta data. A cidade de Belfast, por exemplo, é transformada em um mar de cores, música e celebração para homenagear o São Patrício.

Descubra as fortes conexões entre Irlanda do Norte e São Patrício por meio de pontos turísticos e atrações que ligam os dois, como a Igreja Saul (The Saul Church), o Centro São Patrício (The St. Patrick Centre) e o St Patrick’s Trian, demonstrando o rico legado, que ainda tem muito a ser descoberto, deixado pelo santo patrono.

Exposições e eventos ao longo do ano demonstram que qualquer época do ano é ideal para visitar a Irlanda do Norte e municípios vizinhos, como o de São Patrício e o Armagh, todos fortemente ligados à herança cultural do país.

São Patrício

A festa no dia 17 marca a morte de São Patrício, escolhido como padroeiro da Irlanda por ter expulsado, lá no século V, as serpentes da ilha - uma provável metáfora para os druidas que foram desaparecendo nos séculos que seguiram à disseminação do cristianismo. Mas o dia também é de celebrar a cultura irlandesa, e graças migração do povo, especialmente para os Estados Unidos, a festa ganhou um caráter mais secular e tem manifestações no mundo todo.

Os símbolos como a cor verde, e o trevo de três folhas estão ligados à festa religiosa, já que o verde representa a comunidade católica irlandesa e o trevo era usado para exemplificar a Santíssima Trindade. Nas festas atuais, a tradição pede que todos usem verde no dia e quem não usar corre o risco de levar um beliscão.

Leprechaun

O leprechaun aparece nas lendas e folclore irlandês. Lá, é conhecido como um pequeno homem de roupas verdes, bigode, olhar simpático e um cachimbo na boca. Geralmente vivem em pequenos arbustos, em bosques ou florestas. São conhecidos por serem os sapateiros das fadas, e, diz-se que fazem só dois sapatos por ano.
Os Leprechauns não gostam de humanos e têm medo deles, mas quando se vem com boas intenções, eles dão-nos um par de sapatos. Os sapatos que eles fazem são muito bonitos e são feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho. Além do seu cachimbo, estão sempre acompanhados pelo seu pequeno, velho e gasto martelo. O Leprechaun é muito pequeno, pois tem apenas, 30 a 50 cm.


Cerveja

A cerveja não tem nenhuma ligação com a festa original, mas os irlandeses têm a fama de serem bons de copo, então muitos bares e pubs aproveitam a data para dar um toque especial nas cervejas e chopes durante a festa, colocando anilina azul na bebida, o que a deixa verde.