Pikaia e a origem do ser humano

Pode parecer um começo sem glória, mas alguns cientistas estão convencidos de que a origem da humanidade pode ter sido traçada de uma minhoca, parecida com um peixe. Uma equipe de pesquisadores analisou o fóssil da Pikaia gracilens, de 505 milhões de anos, e encontrou evidências que podem resolver um debate antigo sobre as espécies primitivas.

Eles descobriram as sementes que formariam a primeira coluna. “Nós pudemos discernir e localizar a notocorda e os nervos. Isso não era claramente óbvio, são necessárias técnicas para se observar isso”, comenta Jean-Bernard Caron, curador de paleontologia invertebrada. Caron é coautor do estudo, que ainda vai ser publicado. O autor principal é o paleontologista Simon Conway Morris.
http://www.whatsonningbo.com/news_images/07cf8f4db0ccda7b_prehistoric-creature_1.jpg
Fot. Vancouver Sun, Handout
As primeiras espécies da Pikaia foram coletadas em 1911. Mas a criatura foi considerada um ancestral da minhoca terrestre. Foi só na década de 70 que Morris sugeriu pela primeira vez que a espécie poderia ser um dos primeiros membros do filo Cordata – a classe que abriga animais com espinha dorsal. Ele percebeu o que parecia uma notocorda, uma espinha primitiva que se forma no embrião de todos os animais vertebrados, incluindo os humanos. Mas ele não conseguiu provar a ligação, e a classificação continuou sendo disputada. Na década de 90, Caron afirmou que mais espécies de Pikaia foram coletadas e, mais recentemente, foram submetidas ao olho de um microscópio eletrônico.
It seems an inglorious beginning, but some scientists are now convinced humanity's origins can be traced to an ancient, flat, fishlike worm that lived in what is now British Columbia. A team of researchers subjected the 505-million-year-old fossils of Pikaia gracilens found in the Burgess Shale  to the latest technology and found evidence that could settle a decades-long debate about the primitive species. Notably, that they had the seeds of a spine.
Fot. Grant Black, Postmedia News Files
Usando a melhor tecnologia, os pesquisadores conseguiram identificar miômeros, que são conjuntos de músculos precursores das espinhas ósseas. Eles também encontraram vasos sanguíneos e um sistema vascular. Isso coloca a Pikaia na árvore da humanidade, junto com outros animais com coluna vertebral. “Está nos dando uma ideia muita clara sobre a origem do nosso grupo, como ele era”, comenta Caron.
Fot. flickr.com
A Pikaia seria um dos cordados mais antigos, apesar de outros terem existido nessa época. Em média, a Pikaia tinha o tamanho do dedão humano. Era uma criatura plana, com a cabeça do tamanho de um ponto. Dois tentáculos saiam da frente. “Esses tentáculos são enigmáticos”, comenta Caron. “Talvez fossem usados para alimentação, mas seu papel ainda é incerto. Além disso, o corpo possuía uma espinha discreta e talvez uma barbatana dorsal”.

fonte: http://bitw.in/bHqI