Top 5 - Os ovos mais interessantes do mundo animal

Quando alguém menciona a palavra “ovo”, a imagem que provavelmente vem à sua mente é o ovo da galinha, não é? Mas alguns animais botam ovos em cores, formatos e aspectos tão inusitados que dão um novo conceito visual à palavra. Confira os ovos mais intrigantes do mundo animal:

5º lugar - Ovos de équidnas e ornitorrincos
A ordem animal dos monotremados (orinitorrincos e équidnas), em geral, já causa estranheza por seus animais adultos. O próprio fato de botarem ovos já é inusitado, pois eles nada mais são do que mamíferos. Mas os ovos ficam maturando no corpo da própria mãe, que os nutre com os próprios recursos corporais. Após a eclosão, a mãe cuida dos filhotes por entre 4 e 6 meses.

O ovo em si se parece com uma batatinha: quase esférico, pequeno e amarelo. Uma curiosidade bizarra é o fato da fêmea monotremada não ter mamas: para amamentar os filhotes, ela “usa” leite, que é bebido diretamente do abdome pelos recém nascidos.

4º lugar - Ovos de esponjas e medusas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-xFmjBfI-Xuihs-Pp7YRzz7QzsIuVWCXByWKzh8y5deFiZSIZwVzA0Kr950jGMrGQNAnmztH_RfMZLNn88WKnAKVuEDSCyjjNAQd-DKmeA_Kz85fimau8YzxN5gGjhoXgMTuQrScO_B1i/s1600/4.jpg
Assim como os peixes, também não há sexo no mundo das esponjas, corais e medusas. Em quase todos os casos, não há sequer divisão entre macho e fêmea. Os ovos, apesar disso, não deixam de ter sua particularidade e diferença de cores, tamanhos e aspectos. O modo de reprodução é que varia bastante: enquanto existem algumas espécies sexuadas, nas quais um mesmo indivíduo lança óvulos e espermas ao solo para que fecundem, outras espécies apenas soltam no ambiente algumas de suas células, e dali nasce um ovo.

3º lugar - Ovos de dinossauros
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCbFnV-7uAqGOFs4OLJ4G0Enc4CSVD4ZdGOZq8BMS9j5_klI4QRiq339VrB_1P6AR2rqzb_QiBx2nP7LESPhV3PBkDogCdg6gScJjAMAT28XgWBzC-IDRhyphenhyphengPxJ8rcwclFHFWM0T7XpH1S/s1600/3.jpg
É uma pena que não exista um ovo “fresco” para ser analisado, mas o material para estudos não deixa de ser muito rico: alguns ovos já encontrados contêm filhotes de dinossauro fossilizados dentro, o que deu um grande impulso tanto ao estudo dos ovos em si, quanto dos dinossauros adultos. A variedade entre as espécies é enorme: existem ovos esféricos, em forma de comprimido, em forma de gota ou de concha.

O tamanho também oscila, mas nenhum encontrado até hoje é extremamente grande: os maiores apresentam 60 centímetros de comprimento por 20 de largura. Uma característica marcante é a dureza da casca: em geral, servia para suportar o peso do próprio embrião.

2º lugar - Ovos de polvo
http://www1.icbas.up.pt/cma/images/cma/showcase/PedroSeixas/ovos-polvo.png
Quando é chegada a hora, as fêmeas de polvo botam centenas de milhares de ovos de uma só vez, geralmente sobre saliências em pedras ou corais. A partir dali, fica de guarda para evitar o ataque de predadores até que os filhotes nasçam. Mesmo depois do nascimento, ela os vigia enquanto se alimentam de plânctons até que estejam desenvolvidos o suficiente para explorar o mar por si mesmos.

Como esse processo às vezes leva muito tempo, a mãe começa a ficar faminta e acaba comendo um de seus próprios tentáculos para sobreviver. Ainda assim, ela geralmente morre nas mãos de um predador logo depois que a “missão” está completa, porque fica muito fraca para se defender de ataques.

1º lugar - Ovos de tubarão
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdPsL1svlCkfpyRU2JMlgAsjQk9iGeRs3S5Tz-Ks2WGy4BbfGtPERwPYF4y634IlFuFQ1o9PFXEyRPx5HfMKTb7X3RS0xUB1jvYSeMr1oS6fEelwpnPLQtfH0qQAKa2T3ruimoNmjklctU/s1600/ovo%252520tuba2_500x0.jpg
À primeira vista, parece um saquinho amarelo translúcido que envolve o corpo de um girino desconhecido. O ovo de tubarão, apelidado de “bolsa de sereia”, não tem um formato padronizado: apesar de esta foto mostrar um exemplar retangular com uma leve curva nas pontas, existem outros desenhos já observados. Mas o tamanho assusta: a maioria das espécies bota ovos que alcançam o tamanho de uma mão humana adulta e eventualmente acabam aparecendo na beira da praia em algumas regiões do mundo.

Já houve registros, no entanto, de ovos colossais com mais de 2 metros de comprimento. A mãe bota os ovos e os acompanha até descerem ao fundo do oceano, momento em que os filhotes são deixados à própria sorte. Em alguns casos, há dois ou mais bebês de tubarão dentro do mesmo ovo, e eles atacam uns aos outros até que apenas o mais forte sobreviva.