Top 5 - As salamandras mais interessantes do planeta

As salamandras são anfíbios e nadam como serpentes, graças aos movimentos da cauda. São cerca de 400 espécies, dos mais variados tamanhos: desde alguns poucos centímetros até a salamandra gigante (Megalobatrachus japonicus) que chega a 1,60 m. Algumas Salamandras apresentam um colorido surpreendente que faz qualquer um parar para apreciar. As cores mais frequentes são o amarelo, o vermelho, o azul e o preto. Elas são muito venenosas, possuindo por toda a pele glândulas com uma toxina irritante de mucosas, algo parecido com a bufotelina, existente nos sapos. No entanto, elas são um dos animais mais interessantes do planeta.

5º lugar - Salamandra dourada
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1Cr2Um38UOAQMvRfDR6muh3vuHxLDSvxZpgykXCVbZDDZSnacA81CDG2Az7uqhyphenhyphenjZa3sEcQSA3iEzJ8RZ40VwIjrdgGVqIzMyopcLtj6iyPEQmvaMATEDEeU0QGrY504LStN8iRKyPDwZ/s1600/1.jpg
Essas criaturinhas vivem em Madagascar e, ao contrário da maioria das salamandras, seus hábitos são noturnos. Você pode identificá-las pelas três manchas em suas costas e pela mancha azul que circula seus olhos. Elas se alimentam de várias coisas, incluindo néctar e pequenos lagartos.

4º lugar - Salamandra anã de cabeça amarela
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzG6G21kuAs6QKuqy2zBsOJaUVfxdRTfVPtXuIjDAlp0rsTHqc1Hc7nHbkxi7kfqMwnKhpnqt37cI0lDTm-q7Un_fTliQBwMCFftwJsQpC6ultaojM4XjqmQVd5J86hy2pLR5S6jcHyjRx/s1600/2.jpg
Elas vivem em pequenos grupos em algumas partes da África, como a Tanzânia, e são mais comuns em florestas de bambu. Adoram tomar banho de sol, mas se forem interrompidas, se escondem rapidamente nas fendas dos bambus. Emitem um som parecido com o do sapo e, normalmente, elas não têm mais do que cinco centímetros de comprimento.

3º lugar - Salamandra de cauda azul
Essa é uma das mais incríveis salamandras da lista. Ela é encontrada nas Ilhas Maurício e tem hábitos tanto noturnos quanto diurnos. Apenas os machos apresentam essa coloração chamativa – as fêmeas são verdes e os machos mais submissos são de um azul bem mais fraco. Então o garotão acima é um macho dominante e saudável. Diferente de outras salamandras, essas podem ser bem agressivas contra os membros de sua própria espécie.

2º lugar - Rhacodactylus
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqd98mBsp9xoAAtiDNr-FRr1bncOgsRNNJTtlUCi2vKaU6pRIgIJSujtVK9Vkr7Fk4WLjFCTiulD5ZOLF_eECjDWR2mXNCvAC6V7xnwGuRcYJ83Ctm70LmsMM3qXucmPikF2G4bQXdoa8K/s1600/4.png
Nativa das Ilhas Caleidônia, é uma salamandra arbórea e noturna. Também é conhecida como salamandra cristada, por ter uma crista que se estende desde o meio dos seus olhos até o fim de suas costas.

1º lugar - Salamandra Tokay
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRu6r3T1JdKjLohoD1s7pkNovhAm2oEZXjC-jGIs_gGuCkhFRqy47O5BRrnhB7q5fmbclNzaLRys5WqeSLZwfKZZF9ae0AtlULY4HnfbEEzwuscrEc5uF2mgo2lgpargTyZavT1AApnKi4/s1600/5.jpg
Talvez a mais fofa salamandra da lista – seu nome, “tokay”, vem dos sons que elas emitem. É outra espécie noturna e arbórea, que vive em grandes alturas. Também é conhecida como o pit-bull das salamandras, por ser muito teimosa: se ela morder seu dedo, por exemplo, pode demorar mais de uma hora para resolver soltar-se.