Bem-vindos ao Antropoceno

O termo "antropoceno" é usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do planeta Terra. Ainda não há data de início precisa e oficial, mas muitos consideram que começa no final do século XVIII, quando as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas.

“Bem-vindos ao Antropoceno" narra à história de como “uma única espécie mudou o planeta”. Em primeiro lugar aparece a Inglaterra e a narrativa remete-nos para o século XVIII, quando teve início a revolução industrial.

A industrialização movida a carvão rapidamente se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão. A busca de novos mercados e a necessidade de aproximar as pessoas levaram à construção de novas estradas e à constituição de novas rotas.


As descobertas médicas salvaram milhões de vidas e o uso de fertilizantes na agricultura possibilitou o aumento da produção de alimentos. A partir de 1950, a globalização dos mercados, o turismo e grandes investimentos potenciaram o desenvolvimento de diferentes regiões e trouxeram mais pessoas para os meios urbanos.

As cidades tornaram-se grandes centros de criatividade. Numa única geração o nosso mundo alterou-se significativamente. Tornâmo-nos uma força global o que teve como consequência o aumento do nosso impacto negativo no meio ambiente.

Na elaboração do vídeo foram consultados e recolhidos dados de várias instituições, nomeadamente a International Geosphere-Biosphere Programme, NaturalEarthData, OpenStreetMap, National Geospatial-Intelligence Agency, National Oceanic and Atmospheric Administration, National Aeronautics and Space Administration e Greg's Cable Map.