O temido tubarão-branco (Carcharodon carcharias)

O grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é um peixe predatório. Habita todos os oceanos com exceção das águas frias polares. Ele pode crescer até 7,5 metros de comprimento e pesar cerca de 2.300 kg, tornando-se o maior peixe predador do oceano.

É um predador solitário, passando a maior parte de seu tempo sozinho e raramente são encontrados em grupos maiores que dois. A dieta dos adultos consiste principalmente de focas e peixes grandes. Mais do que qualquer outro tubarão, ele tem sido demonizado pelos seres humanos através da literatura e da cultura popular.

A pesca esportiva e outros estressores afetaram os números dos indivíduos, levando-os a serem listados como vulneráveis pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
Ficheiro:White shark.jpg
De acordo com o banco de dados paleobiológico, foram descobertos fósseis deste tubarão com 20 milhões de anos. Parece natural que o grande branco deva ser tão bem sucedido, se você olhar para a forma como é construído.

Foi construído para ser um predador e mais nada. Tem camuflagem brilhante, é preto na parte superior (por isso, se você olhar para baixo na água, você não poderá vê-lo) e é branco na parte inferior (se você está olhando para cima, a partir do fundo, você também não poderá vê-lo).
Ficheiro:Carcharodon carcharias.jpg
O tubarão-branco vive sobre as zonas de plataforma continental, perto das costas, onde a água é menos profunda.
O grande tubarão-branco também tem sentidos fortemente adaptados. Ele tem a visão mais aguçada na água escura e turva. Ele tem um olfato tão avançado que eles podem sentir pequenas quantidades de sangue a quilômetros de distância.

Os grandes brancos também têm um grande senso de audição especializado que lhes permite sentir vibrações na água, como o bater de um peixe ferido. Mas se os sentidos não deixarem que localize a presa, ele ainda tem outro sentido na manga.

No seu nariz existem pequenas manchas escuras na pele chamadas de Ampolas de Lorenzini, que captam mudanças no campo eletromagnético. Todos os seres vivos produzem sinais eletromagnéticos quando movem qualquer músculo. Isto significa que se um tubarão não pode ver ou ouvir a sua presa, ele pode sentir através destes sinais. Isto dá a grande vantagem em águas turvas.
O grande tubarão-branco pode não só encontrar suas presas facilmente, como pode derrubá-las com facilidade. Eles foram concebidos para se deslocar na água com uma resistência mínima, como uma bala.

Sua forma de gota, em combinação com sua cauda poderosa, permite que o grande branco nade através da água a uma velocidade de 15 milhas por hora.
Fotografia mostra mordida de tubarão sobre o pé esquerdo da vítima. (Fonte: http://bit.ly/16FDwl)
O grande tubarão-branco não apanha a sua presa de lado, como é retratado nos filmes, mas vem de baixo para cima movendo-se tão rápido quanto possível. A força dessa carga é tão grande que, às vezes, quando o tubarão atinge a superfície, se levanta e sua presa é jogada para fora da água.

O tubarão faz uma única mordida enorme com as suas várias fileiras de dentes triangulares, com cerca de quase dois centímetros de comprimento. Se um tubarão perde um dente, um outro vai passar para frente para substituí-lo, eles possuem uma fonte ilimitada destas lâminas mortais.

Se a presa não é morta pela primeira mordida, ele espera nas proximidades para que sangre até a morte antes de ir se alimentar.

O grande tubarão-branco é semi sangue quente, mantendo uma temperatura constante em algumas áreas do seu corpo. Isso significa que ele precisa comer bastante e com frequência, mas uma camada de gordura vai sustentá-la por algum tempo.
Ficheiro:Great white aqurium.jpg
Tubarão-branco, dentro de um aquário.
O tubarão-branco é, provavelmente, o tubarão mais conhecido em todo o mundo. Tem sido o vilão em inúmeros filmes e romances.

No entanto, segundo George Burgess, diretor da Universidade Internacional da Flórida, você tem 15 vezes mais probabilidade de ser morto por um coco caindo na sua cabeça do que ser atacado por um tubarão, e isso em relação a todos os tubarões, e não apenas os brancos.
 
A maioria dos ataques de tubarão são uma única mordida provisória. Os cientistas acreditam que os tubarões-brancos "testam" as coisas ao "roê-las", para investigar se são ou não comestíveis.

Ele morde um ser humano geralmente uma vez e, depois, ao perceber que o que está em sua boca não é a sua presa usual, ele os deixa. Estes tubarões são criaturas incríveis, um predador por excelência.

Talvez, se todos aprenderam um pouco mais sobre estes animais, o medo e o ódio seriam reduzidos e poderíamos deixar essas criaturas antigas sozinhas e em paz.