Se os seres humanos têm muitos mitos, lendas e contos, o reino animal é fonte de alguns fascinantes e estranhos equívocos criados pelo homem. Mitos sobre touros bravos, danças de serpentes, peixes que não podem voar, o reino animal está cheio de equívocos, alguns dos quais vem de filmes de animação e desenhos animados. Leia um a um para aprender o que é verdade e o que não é. Nós compilamos uma lista para que você possa conhecer os fatos.
1. O touros ficam irritados com a cor vermelha:
A tourada é um “esporte” comum na Espanha e em alguns outros países europeus, e certamente é apreciado por milhões de pessoas ao redor do mundo. É um equívoco comum acreditar que o touro fica furioso pela capa vermelha do toureiro que "obriga" o touro a correr em sua direção. Curiosamente touros “não enxergam” a cor verde e vermelha! Portanto, não é a cor, mas na verdade o movimento do tecido vermelho que faz o touro enlouquecer!
2. Cobras dançam ao som de flautas:
Você já deve ter visto um encantador de serpentes, pelo menos no YouTube! Ah, sim, todos nós sabemos que as cobras dançam com as músicas tocadas por uma flauta. Bem, aqui está a grande armadilha: as cobras nascem surdas! As únicas coisas a que elas reagem são recebidas através das vibrações do solo. Na verdade, são as vibrações, não os sons que permite que eles respondam e possam "dançar".
3. Os peixes não podem voar:
Nós todos sabemos que os peixes passam a sua vida inteira nadando abaixo da superfície da água e da necessidade de permanecer debaixo d'água para sua sobrevivência. Mas você sabia que existem algumas espécies que também têm aprendido, praticado e dominado a arte de voar? Estes peixes voadores pertencem a familia Exocoetidae, composta por 64 espécies agrupadas em sete a nove gêneros. Para fugir de seus predadores, peixes voadores usando suas grandes barbatanas peitorais dão vôos curtos deslizando para fora da água. Batendo as suas barbatanas por cerca de 50 a 70 vezes por segundo, os peixes voadores são capazes de reunir impulso suficiente para romper a superfície. Ao fazê-lo, eles podem subir no ar até 11 metros e deslizar até 50 metros.
4. Tartarugas podem sair de seus cascos:
Lembre-se das tartarugas dos desenhos animados deixando suas conchas e fazendo coisas engraçadas? Mas, na realidade, as tartarugas nunca podem deixar seus escudos! Os cascos são partes integrantes de seus corpos, que é parte de seu esqueleto. Então, se você estava pensando em comprar um novo casco para sua tartaruga, esta certamente é uma má notícia para você!
5. Todos os morcegos são cegos:
Morcegos "são cegos" e atacam a presa com seu sentido original de ouvir, mesmo durante as noites escuras através da "ecolocalização" - isto é o que a maioria de nós já sabe. No entanto, a maioria das espécies de morcegos não é cega e têm excelente visão! Um morcego frutívoro, também conhecido como raposa-voadora, é uma das espécies de morcegos que são capazes de ver durante a luz do dia e usa sua visão para capturar suas presas. Além disso, os cientistas já provaram que os morcegos são capazes de distinguir as cores!
6. Elefantes possuem a pele grossa:
A pele dos elefantes têm de 2 a 3 cm de espessura, mas apenas em algumas partes de trás e na lateral do seu corpo, o resto é muito sensível! Os elefantes podem sentir até mesmo um toque simples e são sensíveis ao sol. Esta é a razão pela qual a mãe-elefante proporciona uma sombra constante para os bebês. Eles até mesmo se banham na lama para se proteger do sol.
7. Corujas podem virar a cabeça em 360º:
Uma coruja não pode virar a cabeça com uma volta completa de um círculo apesar de seus 14 ossos do pescoço, que é o dobro do número do que os seres humanos têm. Apesar disso, ela pode virar sua cabeça em 270 graus. A razão para esta adaptação é que as corujas não podem mover seus olhos da esquerda para a direita, como fazem os humanos, uma vez que seus olhos são tão grandes em relação a sua cabeça. (É quase como se uma pessoa tivesse olhos do tamanho de laranjas.) Portanto, a fim de ver completamente em torno de si, a coruja deve ser capaz de girar o pescoço deste modo notável.
8. Peixes não podem andar:
Acredite ou não, os peixes podem caminhar! Sim, debaixo d'água e em terra, essas criaturas excepcionais são capazes de andar. Em terra, algumas espécies como o famoso peixe-gato pode fazer este truque. Armazenando o oxigênio para sobreviver, eles podem deixar seus habitats naturais e andar na terra para chegar a outro curso de água. Se está impressionado com a capacidade das espécies de peixes acima mencionados, então de uma olhada no batfish! Apesar de ser um péssimo nadador, os batfish se adaptaram bem ao seu ambiente e dominam a arte de andar debaixo d'água. Sim, literalmente andar, com suas barbatanas peitorais! Um ato espetacular para um peixe pequeno, que cresce no máximo cerca de 36 cm.
9. Pinguins possuem as cores preto e branco:
As pessoas têm alguns equívocos sobre os pinguins e um deles é que eles existem apenas nas corores preto e branco. O fato é que existem pinguins da cor cinza, azul, laranja e tons de amarelo! A maioria dos pinguins tem penas coloridas brilhantes com bico laranja realmente brilhante, pés cor-de-rosa ou às vezes os olhos vermelhos que adicionam uma beleza única.
10. Existem esquilos-voadores:
Tecnicamente, os esquilos-voadores não voam, deslizam. Estes roedores noturnos são menores do que os esquilos cinzentos e têm grandes olhos que os ajudam a ver durante a caçada noturna. O esquilo tem o dobro de pele em cada punho que se conecta ao tornozelo. Quando o esquilo pula, estendendo os seus membros para fora, as dobras da pele espalham-se, permitindo que o animal deslize até 200 pés. O esquilo usa sua cauda, larga e plana para dirigir o deslizamento e manter a estabilidade. Assim, enquanto parece que o esquilo está "voando", na realidade está dando um salto longo.
fonte: http://bit.ly/fWJylt