Candidatos a viagem sem volta para Marte já estão sendo escolhidos e brasileira é uma das 100 finalistas


Parece loucura, mas, muito em breve, explorar os planetas do nosso Sistema Solar, como nos filmes, pode ser um fato que sairá da ficção para se tornar realidade. Pelo menos para alguns.



Bem, vocês se lembram de uma empresa cuja iniciativa é enviar as primeiras colônias de seres humanos e mantê-las no planeta Marte numa viagem sem retorno? Há uns três anos, fizemos uma série de postagens especiais com o tema vida em marte e falamos desse assunto aqui. Pois é, parece que a Mars One, desenvolvida pelo holandês Bas Lansdorp, já selecionou 100 inscritos no projeto, que contou com mais de 200 mil inscrições online feitas por pessoas de mais de 140 países. E pasmem: temos uma representante brasileira!

A professora Sandra Maria Feliciano Silva, de 51 anos, leciona em Porto Velho, Rondônia, e é uma das 100 finalistas. Gradualmente, o número de inscritos vai se afunilando, pois a ideia é enviar exatas 24 pessoas, para formar seis equipes de quatro tripulantes, cujos primeiros deverão viajar ao Planeta Vermelho em meados de 2023. É claro que, até lá, os candidatos à viagem espacial deverão ser muito bem treinados, tendo em vista que o trajeto daqui até Marte poderá durar 7 meses.

A viagem de volta só não é possivel, pois, segundo Lansdorp, numa recente palestra realizada no Campus Party Brasil 2015, "voltar de Marte para a Terra é ainda mais complicado do que chegar lá". Por essa razão, para que o projeto seja bem-sucedido, a empresa descarta qualquer possibilidade de retorno ao nosso planeta.

E, com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência, a Mars One anunciou que os 24 finalistas deverão participar de um reality show televisionado, para provarem sua capacidade de socialização. Uma espécie de Big Brother cujo prêmio não é R$ 1 milhão, mas sim uma viagem à Marte (que presente de grego!).

Segundo Lansdorp, os primeiros anos de viagem serão dificeis, o que destaca a importância do espírito de equipe. Só nos resta esperar pra ver!

FONTE(S) CanalTech /// Tecmundo